terça-feira, agosto 19, 2008

Trombiculose - Trombicula autumnalis



Que parasita é este?


É muito provável, se for veterinário, que após a realização de uma raspagem de pele de uma lesão ligeiramente crostosa e de cor alaranjada ( parece polén), próximo da raiz do pêlo do animal ou - em situações mais avançadas - em vesiculas, que se tenha deparado com este parasita e não se recorde do seu nome.

Este parasita dá-se pelo nome de Trombicula autumnalis e é um parasita que passa a maior parte da sua vida como parasita das plantas e outros artropodes, havendo uma fase da sua vida ( fase larvar) em que alimenta do plasma de animais. A infestação ocorre quando o animal passa num chão contendo ovos de Trombicula e estes sobem para o pêlo e pele do animal. Esta é uma doença sazonal cuja maior prevalência ocorre no final do Verão e princípio do Outono , em climas temperados , ou ao longo do ano se for uma região quente.


Quais os sinais da Trombiculose?



A Trombicula autumnalis provoca grande comichão, piodermatites autotraumáticas, formação de vesículas, pápulas e eritema sobretudo nas zonas de contacto com o chão: membros, patas, cabeça, orelhas, região abdominal e inguinal. Há animais que desenvolvem letargia, anorexia e vómito devido à irritação cutânea que sofrem, bem como este parasita pode provocar depressão do sistema imunológico.


Como se diagnostica a Trombiculose?


Para o seu diagnóstico basta uma raspagem de pele e observação ao microscópio para diferenciar este parasita dos ácaros ou até das carraças chumbinho (ninfas). É extremamente fácil: a Trombicula autumnalis tem só 3 pares de patas enquanto que os ácaros e as carraças têm 4 pares de patas.

Ácaro responsável pela sarna sarcóptica - Sarcoptes scabei - repare nos 4 pares de patas



Carraça - Rhipincephalus sanguineus




Ácaro responsável pela sarna demodécica - Demodex canis, cuja forma do corpo já de si é diferenciadora


Ácaro responsável pelas otites parasitárias - Otodectes sp.



2 exemplares de Trombicula autumnalis


O exame macroscópio de formas arrendondadas laranja brilhantes junto à raiz do pêlo, fazendo lembrar polén, revela a um olho experiente a existência deste parasita, no entanto aconselho sempre a sua identificação ao microscópio.


Qual o tratamento para a trombiculose?

O tratamento para a trombiculose é o banho com peróxido de benzoílo, óptimo para todos os casos de ectoparasitismo e a aplicação de ampolas ou spray que igualmente são utilizados na prevenção de pulgas e carraças ( ter atenção de respeitar o intervalo entre o banho e a aplicação da ampola!) - como é o caso fipronil ( spray ou spot-on) ou permetrinas.

Quando existe já piodermatite, aconselho o uso concomitante de antibiótico, anti-histamínicos e pomadas hidratantes. Por vezes o uso de colar isabelino é importante para evitar o auto-traumatismo. O uso de anti-inflamatórios à base de cortisona deve ser feito com bom senso, já que a Trombicula autunmalis provoca imunodepressão e deve ser dado em períodos de 2-3 dias no máximo.

Se o meu animal de estimação tiver trombiculose pode passá-la a mim ou ao meu outro animal de estimação?

A doença é autolimitante, ou seja, não afecta os outros cães nem as pessoas, só o próprio animal, como no caso da demodecose.

No entanto recomendo a lavagem da cama ou colcha onde o animal dorme e desinfecção, bem como a implementação de medidas higiénicas normais da rotina diária do seu animal.

Sem comentários: