quarta-feira, janeiro 07, 2015

Obstrução Urinária em Gatos - Parte I



É bastante frequente o número de gatos que a dada altura da sua vida apresentam problemas urinários. As doenças do trato urinário inferior dos felinos incluem um variado número de condições, tais como diferentes tipos de cálculos urinários, obstrução das vias urinárias ureteres e uretra) e inflamação da bexiga (cistite) . Todas estas condições podem provocar dor e desconforto sempre que o gato tenta urinar. Muitos dos gatos afetados por estes problemas podem apresentar recorrência dos mesmos após um primeiro episódio de obstrução. Nos casos mais graves, o gato pode mesmo ser incapaz de esvaziar a bexiga e pode até morrer se não lhe for instituído um tratamento de emergência. Os machos castrados estão em maior risco de desenvolver obstruções na uretra ( a estrutura tubular que transporta a urina da bexiga até ao pénis). No entanto, estas obstruções também podem ocorrer em machos inteiros e fêmeas não esterilizadas.


A uretra é mais longa e mais estreita nos machos, e esta particularidade anatómica parece aumentar o risco de obstrução por processos inflamatórios ou por cálculos urinários. Os gatos afectados têm geralmente uma idade compreendida entre os dois e os seis anos, e o risco de desenvolverem estas doenças diminui com a idade.


Quais as causas das doenças do trato urinário inferior dos felinos?


Os gatos domésticos descendem de gatos que caçavam nas regiões áridas do Norte de África ou do Médio Oriente, e que obtinham a água necessária ao organismo a partir da sua dieta sem que houvesse necessidade de beberem água. As dietas comerciais geralmente contém menos água e muitos gatos acabam por não compensar esse défice através de uma maior ingestão de líquidos. Estes gatos apresentam um maior risco de vir a desenvolver problemas urinários, pelo simples facto de ingerirem pouca água ou de não conseguirem retirar da sua dieta a quantidade de água de que precisam. Em mais de metade dos gatos afetados por estas condições é muito difícil saber qual é a causa do problema. No entanto existe uma série de fatores que parece aumentar o risco destas doenças, tais como :
  • Stress : A mudança de ambiente (por exemplo, de uma casa para outra) pode desencadear problemas urinários em gatos susceptíveis. 
  •  
  • Dieta: a composição em minerais e o pH da urina têm influência no desenvolvimento da doença.
  •  
  • Processos inflamatórios : uma infecção do trato urinário inferior pode originar a formação de pus que pode obstruir as vias urinárias  do gato, como os ureteres e a uretra (os gatos diabéticos ou com infecções virais são mais susceptíveis a infecções).
  •  
  • Obesidade : este tipo de problemas urinários pode surgir com maior frequência em gatos obesos e com um estilo de vida mais sedentário, e que utilizam menos vezes a liteira.
  •  
  • Retenção urinária : os gatos que por qualquer razão, retêm a sua urina por períodos prolongados (como os que urinam menos frequentemente), apresentam uma maior probabilidade de desenvolver cálculos na bexiga.
  •  
  • Problemas anatómicos e tumores : dificultam em alguns gatos a micção.

Sem comentários: