quinta-feira, janeiro 08, 2015

Obstrução Urinária em Gatos - Parte II

Como posso reconhecer a doença no meu gato?


Um gato que esteja afectado por uma doença do trato urinário inferior começa a apresentar alterações do seu comportamento normal e dos seus hábitos de higiene. Estes gatos, devido ao desconforto associado á condição, utilizam a liteira mais vezes do que seria normal, e muitas vezes tentam urinar fora da liteira. Podem por vezes surgir algumas manchas de urina com sangue. O gato demonstra muitas vezes dor e desconforto ao urinar, podendo até vocalizar e lamber a área junto ao pénis. Se se verificar uma obstrução total das suas vias urinárias, a pressão dentro da bexiga aumenta muito e esta pode sofrer ruptura. Por outro lado, associada a estas obstruções urinárias, pode surgir uma insuficiência renal, acumulando-se no sangue as substâncias tóxicas que numa situação normal seriam filtradas pelo rim.


Qual o tratamento para a doença?



O desconforto associado a estas doenças, pode muitas vezes ser confundido com outras patologias que produzem sintomas semelhantes . De qualquer forma,  a observação destes sinais num gato, é suficiente para exigir uma ida ao veterinário assistente. O veterinário irá fazer uma recolha de urina para análise. Um gato afectado por este tipo de problemas, pode apresentar cristais na urina ou uma urina anormalmente concentrada. Se a obstrução urinária for grave, o veterinário terá de instituir a terapêutica rapidamente. No início do processo o gato está apenas moderadamente deprimido podendo apresentar vómito ocasional, mas dentro de 48 horas poderá entrar em coma e morrer. O tratamento destas condições pode ser demorado ( envolve muitas vezes a algaliação do gato por vários dias) e pode até ser necessário recorrer à cirurgia para remover os cálculos urinários. Durante este tratamento o gato poderá também necessitar de antibióticos e analgésicos.




Como prevenir a doença no meu gato?

A prevenção e tratamento destas condições, passam pelo cuidado com a dieta e por um controlo do volume de líquidos ingerido pelo gato. Nos gatos que são alimentados com rações secas, a adição de água à ração pode ajudar a aumentar a ingestão de líquidos. Actualmente, já existem dietas especialmente concebidas para evitar a formação de cálculos urinários nos gatos. Estas dietas são recomendadas pelo veterinário, muitas vezes como parte integrante de um esquema terapêutico mais completo, com recurso a medicação específica administrada diariamente. Os gatos são extremamente sensíveis á limpeza da sua liteira, e uma liteira suja pode dificultar a sua micção e propiciar a retenção urinária, facilitando a formação de cálculos urinários.

Sem comentários: