sexta-feira, janeiro 23, 2015

Os Parasitas Intestinais - Parte I




Os parasitas intestinais são organismos que vivem no intestino e vivem à custa do seu hospedeiro.

Os parasitas intestinais dos cães e dos gatos podem também provocar doenças os humanos, principalmente as crianças.

Assim convém saber o que são e como se devem proteger os animais de estimação para que eles e toda a família esteja protegida.

Quais são os sintomas?

Os sintomas são muito variados, dependendo da quantidade de parasitas e da idade do seu hospedeiro.

Pode mesmo não haver sintomatologia visível (parasitas nas fezes).


  
Como sintomas leves temos a comichão anal, pêlo baço e quebradiço e, em situações mais graves, para além da presença dos parasitas nas fezes, podemos observar vómitos, diarreia, perda de peso e da condição corporal, abdómen dilatado e anemia.





Em situações muito graves estes parasitas podem formar rolhões no intestino provocando obstruções intestinais muito graves podendo culminar com a morte do cão/gato.



Quais os parasitas mais frequentes?

Existem 2 grandes tipos de parasitas intestinais: as lombrigas e as ténias.



As lombrigas são parasitas redondos que têm a forma de esparguete e as ténias são parasitas de forma achatada semelhantes a pevides.


As ténias libertam pequenos fragmentos esbranquiçados que ficam colados ao pêlo ou à mucosa anal e que dão muita comichão. De destacar 2 ténias : a Dipyllidium caninum (que é transmitida pela ingestão da pulga) e a Echinococcus granulosus responsável pelo quisto hidático nos humanos.




Os parasitas intestinais são responsáveis também pela depressão da imunidade e, como tal, antes dos animais serem vacinados, devem fazer sempre uma desparasitação.


Sem comentários: