domingo, janeiro 25, 2015

Os Parasitas Intestinais - Parte II

Como é que o meu cão/gato se infesta?



A infestação pode ocorrer de várias formas:
por via maternal, durante a gravidez e durante a amamentação com leite materno que tenha parasitas; por via oral, através de ingestão de ovos/larvas que estejam num ambiente, água e comida contaminados.



Como é que o Homem se infesta?



A maior parte das vezes ocorre a ingestão acidental dos ovos/larvas pelo contacto estreito existente entre o dono e o seu animal de estimação, pelo contacto com ambientes, águas e alimentos contaminados.

As crianças são mais susceptíveis de serem infestadas por brincarem com os animais ou em areais ou relvados conspurcados com fezes de cães /gatos e levarem as mãos à boca com frequência.

Como prevenir estes parasitas?



Para além das medidas de higiene normais como lavar as mãos regularmente, apanhar as fezes dos animais quando os levam à rua, limpeza e desinfecção dos canis e gatis, lavagem com água potável as frutas e legumes, beber água de fonte segura e carne bem passada; deve-se promover a colocação de pipetas  ,   coleiras   ou   comprimidos   (  para eliminação das pulgas) bem como da desparasitação preventiva regular dos animais com desparasitantes adequados e efectivos.

Cachorros e gatinhos:
- de 15 em 15 dias até aos 3 meses de idade;
- depois, 1 vez por mês até aos 6 meses.

Adultos:
- desparasitar regularmente de 3 em 3 meses.

Fêmeas em reprodução:
- antes da cobrição e na altura do parto;
- às 2 semanas e 4 semanas após o parto (juntamente com os filhotes).


Sem comentários: