quarta-feira, janeiro 21, 2015

Parvovirose Canina


A parvovirose é uma doença gastrointestinal que ocorre com gravidade em cachorros entre os 2 e os 6 meses de idade, sendo na idade adulta uma doença menos severa.

É uma das maiores causas de mortalidade em cachorros e é uma doença que tem vacina.

Muitos dos cachorros que contraem esta doença são cachorros não vacinados e de mães não vacinadas.

Esta doença, se detectada a tempo, poderá ter um melhor prognóstico. Para isso é necessário  conhecer  os  seus   sintomas   e dirigir-se rapidamente com o cachorro ao seu médico veterinário assistente para iniciar o tratamento.

Como se transmite?


A transmissão ocorre pela ingestão de substâncias contaminadas com o vírus da parvovirose.

É um vírus muito resistente que permanecer no ambiente por mais de 6 meses.

O vírus encontra-se nas fezes e todo o solo e vegetação poderão estar contaminados após a dejecção de um cão portador da doença ou doente.

Os animais mais susceptíveis à doença são os cachorros pois eles ainda têm o sistema imunitário  imaturo.

Existe um período de incubação de 4 a 14 dias e, como tal, os sintomas só surgirão dias mais tarde após a contaminação.

Quais os sintomas da parvovirose?

Os sintomas principais são: desidratação, prostação, perda de apetite, vómito, diarreia com sangue e fétida, febre alta e , em situações graves provocar a morte do cachorro.

 E como se trata a parvovirose?

A parvovirose provoca lesões graves no intestino (com perdas de sangue graves) e causa bastante desidratação devido ao vómito.

Como tal, estes cachorros deverão ficar hospitalizados a fazer medicação e fluidoterapia endovenosa de forma a controlar os vómitos, as perdas de sangue, hidratar e compensar as perdas de nutrientes ( vómito, diarreia).



Normalmente a hospitalização de um animal com parvovirose é de cerca de 3 a 5 dias  se o prognóstico for favorável.

No entanto é uma doença bastante mutável no tempo (uns dias melhores e outros piores) sendo importante um ajuste continuo da medicação para o animal hospitalizado.

Infelizmente, existe uma percentagem de cachorros que não conseguem sobreviver a esta doença e que morrem por complicações provocadas pela mesma.

O que fazer para evitar a parvovirose?

É fundamental que se aposte na vacinação, pois é uma doença grave que tem vacina e, como tal, ser prevenida.

As futuras mães devem estar vacinadas de forma a fornecer aos seus cachorros anticorpos contra esta doença nas primeiras semanas de vida.

A vacinação poderá ser iniciada a partir das 6 semanas de idade através de uma vacina especialmente desenhada para cachorros.



Depois fazem-se 2 reforços de vacina às 7/8 e às 10 semanas de idade já com a vacina que tem 5 valências (parvovirose, esgana, hepatite vírica, tosse do canil, leptospirose).

É muito importante salientar que os cachorros só vão adquirir a imunidade à parvovirose 1 a 2 semanas após o último reforço vacinal.  Por isso estes cachorros não podem sair de casa e contactar com outros cães ( nem andar nos sítios onde estes passeiam – solo contaminado) até terem o esquema vacinal todo executado.


Existem raças mais sensíveis?

Sim, os Doberman, Rotweiller, Pastor Alemão, Husky e os Malamutes do Alasca são animais mais sensíveis à parvovirose, logo em vez de 2 reforços, devem fazer sempre 3 reforços da vacina.

Sem comentários: